Midia

IX SINTAG – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO

De 09 a 11 de setembro de 2019, Campo Grande/MS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus de Chapadão do Sul) e a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais organizaram, de 09 a 11 de setembro de 2019, o IX Sintag – Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação. O tema deste ano foi “Evolução Recente e Inovações Tecnológicas”. O evento é um dos principais fóruns de discussões e debates sobre a evolução das técnicas nos últimos anos e inovações tecnológicas.

O programa do IX SINTAG contempla palestras de representantes internacionais e nacionais, com debates sobre o panorama mundial, e em particular da América Latina, Europa e Estados Unidos, sobre todos os aspectos ligados à tecnologia de aplicação. Os temas mais atuais ligados ao mercado da tecnologia de aplicação serão amplamente discutidos: evolução da tecnologia de aplicação, adjuvantes e misturas em tanque, cuidados com a aplicação de micronutrientes, aplicação com drones, novas tecnologias no controle biológico, robótica e pulverização de precisão, gerenciamento de risco ambiental, manejo segundo as restrições ambientais, novas normas para registro de produtos, redução de deriva, aviação agrícola e pesquisas em tecnologia de aplicação. Também serão realizadas sessões de painéis (“pôsteres”) para divulgação de trabalhos científicos e/ou ações na área de tecnologia de aplicação.

O ProHuma, representado pelos técnicos Andre Sarti e Fabiana Palma que juntamente com o Professor Marco Antônio Gandolfo (Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes PR), os acadêmicos de Agronomia João Oliveira e Matheus Lazarini e o agrônomo Daniel Petreli técnico da Maquinas Agrícolas Jacto submeteram e tiveram aprovados os trabalhos científicos: 1. PROPOSIÇÃO DE VALORES DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO PARA PULVERIZADORES AGRÍCOLAS; 2. PROPOSIÇÃO DE VALORES DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO PARA AERONAVES AGRÍCOLAS e 3. PROPOSIÇÃO DE VALORES REPRESENTATIVOS DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO DE PULVERIZADORES AGRÍCOLAS TERRESTRES E AÉREOS UTILIZADOS NO BRASIL. Em breve o ProHuma, irá publicar esse trabalho em sua íntegra, em livro.

ACS Chemistry and Water Symposium

De 25 a 29 de agosto de 2019, San Diego – Califórnia/EUA

O programa do Simpósio sediou uma série de palestras do governo, da academia e da indústria, que abordaram desafios analíticos, de metabolismo, de avaliação de riscos ambientais e humanos na agricultura.

O ProHuma apresentou na sessão – Avaliação do Risco na Saúde Humana – Human Health Risk Assessment, realizada em 26 de Agosto, um resumo da Pesquisa de Levantamento dos cenários Agrícolas Brasileiros, publicada em 2018, pelo Instituto com o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA.

Joint Regulatory Technology Transfer meeting- JRTT

Evento Técnico de Transferência de Metodologia

13 a 15 de agosto de 2019 – Washington D.C – Estados Unidos

O Instituto ProHuma participou do Evento Técnico – Joint Regulatory Technology Transfer meeting- JRTT , em Washington D.C/EUA, realizado de 13 a 15 de agosto, promovido pela Agência de Proteção Ambiental Americana – EPA (U. S. Environmental Protection Agency) e pelas forças tarefas norte americanas – AHETF (Agricultural Handler Exposure Task Force), ORETF (Outdoor Residential Exposure Task Force) e ARTF (Agricultural Re-entry Task Force), evento este realizado para a transferência de conhecimento e metodologias, com apresentações sobre os dados gerados por essas três forças-tarefa de exposição nos últimos 25 anos e como as forças-tarefa e a agência americana EPA trabalharam juntas no desenvolvimento desses bancos de dados. Além da participação brasileira do ProHuma, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também participou do evento técnico a convite da Agência Americana – EPA.

Para o ProHuma foi um privilégio ter participado deste evento, uma vez que o ProHuma fez recentemente a aquisição dos estudos do banco de dados de exposição ocupacional norte americano – AHED e obter o conhecimento e entendimento de como a base de dados norte americana foi desenvolvida e de como a discussão entre a força tarefa de avaliação de exposição do operador e a agência americana foi realizada, servirá para nos auxiliar no desenvolvimento do banco de dados brasileiro de exposição ocupacional do ProHuma e para dar suporte a implementação da avaliação do risco de exposição ocupacional no Brasil.

Joint ProHuma and AHETF Meeting

Reunião entre ProHuma e AHETF

12 a 14 de dezembro de 2017- Indaiatuba- São Paulo- Brasil

O Instituto ProHuma de Estudos Científicos se reuniu em dezembro com membros da Agricultural Handler Exposure Task Force (AHETF)- força tarefa do banco americano – AHED- de estudos de exposição ocupacional.Participaram dessa reunião os representantes do comitês administrativo e técnico do ProHuma, o grupo de consultores brasileiros que estão realizando o suporte técnico cientifico ao ProHuma – especialistas em tecnologias e equipamentos de aplicação utilizados na aplicação de agrotóxicos nos cenários agrícolas brasileiros.

O objetivo dessa reunião foi a apresentação de como foram desenvolvidos os estudos dos cenários agrícolas de exposição ocupacional, pela força tarefa – AHETF que compõem o banco de dados genéricos internacionais e a Apresentação Ahetftroca de informações técnicas científicas sobre os cenários agrícolas genéricos e os cenários agrícolas brasileiros, para auxiliar no desenvolvimento de um banco de dados representativos dos cenários brasileiros de exposição de trabalhadores que manipulam agrotóxicos no Brasil para dar suporte para a avaliação do risco ocupacional.

XX Congresso Brasileiro de Toxicologia

O Instituto ProHuma, participou do XX Congresso Brasileiro de Toxicologia, realizado em Goiânia de 08 a 11 de outubro.
O Instituto organizou, no dia 10 de outubro- a mesa redonda:

Models and Practices to evaluate the occupational risk to pesticides handlers – Presentation of the international occupational exposure databases (AHED, PHED and EFSA) / ProHuma initiatives to support the assessment of occupational risk in Brazil

Palestrantes:

  • Dr. Victor Cañez – Risk Assessment Solutions – EUA
  • Fabiana C. Palma – Diretora Técnica Administrativa do Instituto ProHuma
  • Chair: Dra. Silvia Berlanga de Moraes Barros – Universidade de São Paulo (FCF/USP)

2016 Annual ISES Meeting. (09-13oct)

O Instituto ProHuma de Estudos Científicos, participou da Reunião Anual ISES, realizado em Utrech, na Holanda, realizado de 09 a 13 de outubro, que é uma conferência internacional na área de exposição a agentes biológicos, físicos e químicos. O tema deste ano de 2016 foi “ Abordagem interdisciplinar para saúde e meio ambiente” O ProHuma fez a apresentação – Developing an operator exposure database in Brazil ( Desenvolvimento no Brasil de um banco de dados de exposição do trabalhador rural a defensivos agrícolas). Os representantes do ProHuma foram:

  • Fabiana C. Palma – Diretora Técnica Administrativa
  • Daniele Lautenschalaeger – Coordenadora do Comitê Técnico
  • Matheus B. Grigoli – Vice coordenador técnico