Midia

MEETING ANNUAL ISES 2023 – REUNIÃO ANUAL SOBRE A CIÊNCIA DA EXPOSIÇÃO

27 a 31 de agosto – Chicago, EUA

O tema da conferência de 2023, Conectando Comunidades e Ciência através da Abordagem de Exposições Ambientais, examinou as maneiras pelas quais os indivíduos e organizações podem trabalhar juntos para identificar as exposições, trabalhar para reduzir e melhorá-las em nossa sociedade. A reunião de 2023 abordou uma visão ampla das exposições ambientais novas e reemergentes e da sua ligação causal com a saúde humana e as nossas comunidades.

Essa foi a segunda participação do ProHuma no ISES, a primeira aconteceu, em 2016 – ano das atividades iniciadas do instituto – onde apresentamos o objetivo e o plano de trabalho inicial. Nesta segunda participação, após 07 anos, estivemos presentes apresentando na sessão de posteres científicos um dos projetos técnicos do ProHuma, recém finalizado, em fase de publicação – “Valores padrão e proposta de read-across para absorção dérmica com base em conjuntos de dados de estudos in vitro em pele humana com agrotóxicos”.  Conforme Acordo de Cooperação Técnica entre ANVISA e ProHuma, houve também a apresentação em parceria com a equipe técnica da GGTOX – Ger. Geral de Toxicologia do poster “Abordagens científicas no desenvolvimento da Avaliação de Risco Ocupacional de Agrotóxicos no Brasil”.

Presentes na conferência – pelo ProHuma:  Fabiana C. Palma – Diretora Técnica e Administrativa, Daniele Lautenschalaeger e Marcela Giachini – Coordenadoras do Comitê Técnico. Pela GGTOX/ANVISA: Jeane Jacqueline Françoise Fonseca e Thiago Santos da Silva e adicionalmente fazendo parte do grupo Brasil, o consultor técnico Matheus B. Grigoli.

WORKSHOP: Cenários de Tecnologia de Aplicação para Avaliação do Risco de Exposição Ocupacional aos Agrotóxicos

21 a 23 de junho de 2022 – Brasília/DF e Unaí/MG

Este Workshop foi organizado pelo Instituto ProHuma em parceria com a empresa Máquinas Agrícolas Jacto S.A. e com os especialistas em tecnologia de aplicação que foram os ministrantes do conteúdo teórico e responsáveis no acompanhamento e discussão técnica durante as visitas de campo, sendo estes: Prof. D.r Marco Antônio Gandolfo; Prof. D.r Ulisses Rocha Antuniassi; Prof. D.r João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha e o especialista em tecnologia de Aplicação Daniel Petreli.

O objetivo do workshop foi de prover suporte a discussão da avaliação do risco de exposição do operador – ARO, possibilitando, assim, compreensão das práticas e desenvolvimento das tecnologias, para conhecimento e suporte na implementação da ARO no Brasil. A programação do Workshop de capacitação contemplou conteúdo teórico sobre as Tecnologias (equipamentos) de Aplicação utilizadas nos cenários agrícolas brasileiros e visitas a campo para aprendizado experiencial e de avaliação de tecnologias, promovendo um ambiente colaborativo e de compartilhamento de conhecimento, entre a equipe técnica do ProHuma e a equipe técnica da GGTOX/ANVISA (Gerencia Geral de Toxicologia). Essa atividade faz parte integrante do plano de trabalho estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto ProHuma de Estudos Científicos e ANVISA.

O Workshop foi produtivo e enriquecedor, onde todos os participantes enalteceram a importância e relevância para o aprendizado que foi vivenciado nestes 03 dias de evento, em especial durante as visitas em campo onde foi possível conhecer e entender através das discussões promovidas pelos professores/especialistas, os diversos equipamentos utilizados no manejo agrícola e as inovações dentro de cada tecnologia de aplicação.

2ª edição – Levantamento dos Cenários Agrícolas Brasileiros

Estudo das principais modalidades de aplicação de agrotóxicos por cultivo no Brasil

Brasília/DF – 16 de maio e São Paulo/SP – 07 de junho de 2022

Aconteceu nas cidades de Brasília e São Paulo a divulgação da 2ª edição – Levantamento dos Cenários Agrícolas Brasileiros – Estudo das principais modalidades de aplicação de agrotóxicos por cultivo no Brasil. Nesta nova edição que apresenta dados inéditos, podemos obter diversas informações sobre as modalidades de aplicação de agrotóxicos nos principais cultivos agrícolas do Brasil. Esta pesquisa além de prover dados para suporte a avaliação do risco do operador aos agrotóxicos, traz um importante retrato do cenário agrícola brasileiro para o setor agroquímico. Estiveram presentes no lançamento, em Brasília, entidades oficiais como Ministério da Agricultura MAPA, órgão que apoia a publicação desde sua primeira edição em 2018, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA a qual tem um Acordo de Cooperação Técnica com o ProHuma desde 2020. Estiveram presentes no evento, em São Paulo, pesquisadores, entidades e empresas do setor agrícola. A apresentação dos dados foi realizada pelo profissional Vitor Hugo Leite da empresa Spark e pela Diretora do Instituto ProHuma Fabiana Cremaschi Palma.

Risk Assessment Summit Meeting – HESI

Evento Técnico de conhecimento

De 18 a 19 de fevereiro de 2020 – Washington, DC – Estados Unidos

O ProHuma mantendo-se atualizado e aprimorando seu conhecimento técnico Participação do ProHuma, busca sempre estar presente em eventos técnico científicos que envolvem ou estão relacionados a avaliação do risco, portanto, participou deste Summit Meeting, promovido pela HESI – Health and Environmental Sciences Institute, para conhecimento da ferramenta RISK21, sendo uma webtool que permite aos usuários inserção de dados estimados de exposição e toxicidade para cada produto químico. Esta ferramenta pode ser utilizada na área técnica como suporte na avaliação de ingredientes/produtos.
O ProHuma estava representado pela Diretora Técnica Administrativa Fabiana C. Palma e pelo Coordenador do Comitê Técnico Matheus B. Grigoli.

IX SINTAG – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO

De 09 a 11 de setembro de 2019, Campo Grande/MS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campus de Chapadão do Sul) e a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais organizaram, de 09 a 11 de setembro de 2019, o IX Sintag – Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação. O tema deste ano foi “Evolução Recente e Inovações Tecnológicas”. O evento é um dos principais fóruns de discussões e debates sobre a evolução das técnicas nos últimos anos e inovações tecnológicas.

O programa do IX SINTAG contempla palestras de representantes internacionais e nacionais, com debates sobre o panorama mundial, e em particular da América Latina, Europa e Estados Unidos, sobre todos os aspectos ligados à tecnologia de aplicação. Os temas mais atuais ligados ao mercado da tecnologia de aplicação serão amplamente discutidos: evolução da tecnologia de aplicação, adjuvantes e misturas em tanque, cuidados com a aplicação de micronutrientes, aplicação com drones, novas tecnologias no controle biológico, robótica e pulverização de precisão, gerenciamento de risco ambiental, manejo segundo as restrições ambientais, novas normas para registro de produtos, redução de deriva, aviação agrícola e pesquisas em tecnologia de aplicação. Também serão realizadas sessões de painéis (“pôsteres”) para divulgação de trabalhos científicos e/ou ações na área de tecnologia de aplicação.

O ProHuma, representado pelos técnicos Andre Sarti e Fabiana Palma que juntamente com o Professor Marco Antônio Gandolfo (Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes PR), os acadêmicos de Agronomia João Oliveira e Matheus Lazarini e o agrônomo Daniel Petreli técnico da Maquinas Agrícolas Jacto submeteram e tiveram aprovados os trabalhos científicos: 1. PROPOSIÇÃO DE VALORES DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO PARA PULVERIZADORES AGRÍCOLAS; 2. PROPOSIÇÃO DE VALORES DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO PARA AERONAVES AGRÍCOLAS e 3. PROPOSIÇÃO DE VALORES REPRESENTATIVOS DE CAPACIDADE OPERACIONAL DE CAMPO DE PULVERIZADORES AGRÍCOLAS TERRESTRES E AÉREOS UTILIZADOS NO BRASIL. Em breve o ProHuma, irá publicar esse trabalho em sua íntegra, em livro.

ACS Chemistry and Water Symposium

De 25 a 29 de agosto de 2019, San Diego – Califórnia/EUA

O programa do Simpósio sediou uma série de palestras do governo, da academia e da indústria, que abordaram desafios analíticos, de metabolismo, de avaliação de riscos ambientais e humanos na agricultura.

O ProHuma apresentou na sessão – Avaliação do Risco na Saúde Humana – Human Health Risk Assessment, realizada em 26 de Agosto, um resumo da Pesquisa de Levantamento dos cenários Agrícolas Brasileiros, publicada em 2018, pelo Instituto com o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA.

Joint Regulatory Technology Transfer meeting- JRTT

Evento Técnico de Transferência de Metodologia

13 a 15 de agosto de 2019 – Washington D.C – Estados Unidos

O Instituto ProHuma participou do Evento Técnico – Joint Regulatory Technology Transfer meeting- JRTT , em Washington D.C/EUA, realizado de 13 a 15 de agosto, promovido pela Agência de Proteção Ambiental Americana – EPA (U. S. Environmental Protection Agency) e pelas forças tarefas norte americanas – AHETF (Agricultural Handler Exposure Task Force), ORETF (Outdoor Residential Exposure Task Force) e ARTF (Agricultural Re-entry Task Force), evento este realizado para a transferência de conhecimento e metodologias, com apresentações sobre os dados gerados por essas três forças-tarefa de exposição nos últimos 25 anos e como as forças-tarefa e a agência americana EPA trabalharam juntas no desenvolvimento desses bancos de dados. Além da participação brasileira do ProHuma, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também participou do evento técnico a convite da Agência Americana – EPA.

Para o ProHuma foi um privilégio ter participado deste evento, uma vez que o ProHuma fez recentemente a aquisição dos estudos do banco de dados de exposição ocupacional norte americano – AHED e obter o conhecimento e entendimento de como a base de dados norte americana foi desenvolvida e de como a discussão entre a força tarefa de avaliação de exposição do operador e a agência americana foi realizada, servirá para nos auxiliar no desenvolvimento do banco de dados brasileiro de exposição ocupacional do ProHuma e para dar suporte a implementação da avaliação do risco de exposição ocupacional no Brasil.

Joint ProHuma and AHETF Meeting

Reunião entre ProHuma e AHETF

12 a 14 de dezembro de 2017- Indaiatuba- São Paulo- Brasil

O Instituto ProHuma de Estudos Científicos se reuniu em dezembro com membros da Agricultural Handler Exposure Task Force (AHETF)- força tarefa do banco americano – AHED- de estudos de exposição ocupacional.Participaram dessa reunião os representantes do comitês administrativo e técnico do ProHuma, o grupo de consultores brasileiros que estão realizando o suporte técnico cientifico ao ProHuma – especialistas em tecnologias e equipamentos de aplicação utilizados na aplicação de agrotóxicos nos cenários agrícolas brasileiros.

O objetivo dessa reunião foi a apresentação de como foram desenvolvidos os estudos dos cenários agrícolas de exposição ocupacional, pela força tarefa – AHETF que compõem o banco de dados genéricos internacionais e a Apresentação Ahetftroca de informações técnicas científicas sobre os cenários agrícolas genéricos e os cenários agrícolas brasileiros, para auxiliar no desenvolvimento de um banco de dados representativos dos cenários brasileiros de exposição de trabalhadores que manipulam agrotóxicos no Brasil para dar suporte para a avaliação do risco ocupacional.

XX Congresso Brasileiro de Toxicologia

O Instituto ProHuma, participou do XX Congresso Brasileiro de Toxicologia, realizado em Goiânia de 08 a 11 de outubro.
O Instituto organizou, no dia 10 de outubro- a mesa redonda:

Models and Practices to evaluate the occupational risk to pesticides handlers – Presentation of the international occupational exposure databases (AHED, PHED and EFSA) / ProHuma initiatives to support the assessment of occupational risk in Brazil

Palestrantes:

  • Dr. Victor Cañez – Risk Assessment Solutions – EUA
  • Fabiana C. Palma – Diretora Técnica Administrativa do Instituto ProHuma
  • Chair: Dra. Silvia Berlanga de Moraes Barros – Universidade de São Paulo (FCF/USP)

2016 Annual ISES Meeting. (09-13oct)

O Instituto ProHuma de Estudos Científicos, participou da Reunião Anual ISES, realizado em Utrech, na Holanda, realizado de 09 a 13 de outubro, que é uma conferência internacional na área de exposição a agentes biológicos, físicos e químicos. O tema deste ano de 2016 foi “ Abordagem interdisciplinar para saúde e meio ambiente” O ProHuma fez a apresentação – Developing an operator exposure database in Brazil ( Desenvolvimento no Brasil de um banco de dados de exposição do trabalhador rural a defensivos agrícolas). Os representantes do ProHuma foram:

  • Fabiana C. Palma – Diretora Técnica Administrativa
  • Daniele Lautenschalaeger – Coordenadora do Comitê Técnico
  • Matheus B. Grigoli – Vice coordenador técnico